Segunda-feira, 25 de Junho de 2012

Subornista

Desde bebé tinha a certeza que era melhor que os outros. E esse facto ficou bem vincado no momento do seu nascimento. Nasceu a fumar cachimbo, em pose autoritária, note-se, e a ler Alexandre O’Neill. Disse na altura, em tom snob “Não me batam no rabo que eu não quero chorar, caso contrário perco o raciocínio ao parágrafo.”

 

Miguel Camões… Pshi! Até o nome lhe dava condições para vingar. Mas a este não lhe interessou nadar com um só braço para salvar um Odisseia. Este, pobre coitado na minha opinião, entregou-se ao seu lado virado para Satanás, prendeu as trevas à cintura, como que se tivesse nascido siamês do lado negro da lua.

Era muito má pessoa. Em vez de ficar em casa a selecionar roupa antiga para doar à caridade ou a ler os livros da Anita, mandava matar chineses para fazer casacos de pele e cortava a cabeça dos inimigos para fazer pantufas.

 

Dedicou-se então ao pior crime do mundo… O suborno!

Senhoras e senhores, pessoas e não-pessoas, este é Miguel Camões, o primeiro “subornista” de profissão, a descontar para a segurança social e com escritórios na Damaia. Rei da prática do bom suborno.

Para além de subornista a tempo inteiro, tinha um part-time como proxeneta e burlão, actividades em que não era tão bom.

Tinha uma velha máxima “Não aceitarás suborno, porque o suborno cega os olhos do sábio e falseia a causa dos justos. Agora, se for eu a subornar, tudo bem.”

 

Desconectou-se cedo das alcunhas foleiras, advertindo-se a si mesmo que quem as tinha acabava preso, recordando o “mãozinhas” ou o “naifas”.

 

A primeira vez que subornara foi numa aula de EVT (Educação Visual e Tecnológica, para quem não foi além do quarto ano de escolaridade). Tinha apenas onze anos, mas com a noção perfeita de que uma garrafa de whisky lhe garantia nota máxima, sem ter que pintar a guache ou trabalhar com madeira. Esperto o raio do moço!

Começou a dar dois contos à mãe todos os dias para lhe trazer o pequeno-almoço à cama.

A sua melhor negociata foi preparada para o dia do seu casamento. Convenceu a noiva, uma belíssima mulher búlgara, a casar com ele, com a promessa de duas anualidades da revista Maria e um passeio à Bracalândia. De facto, para quem tinha treze anos, não se contentou com o facto de ir casar com um homem de vinte e seis. O raio da miúda fez birra para ir ao parque de diversões. Convenceu o Papa a presidir-lhe a cerimónia em troca de um maço de tabaco. Um volume de SG Filtro. O raio da Papa também fuma com um cavalinho. Depois mal se percebe o que diz. A cerimónia realizou-se no Autódromo Nacional, com a promessa de lhes ceder o piloto Angélico Vieira. Infelizmente, Angélico foi fazer umas corridas para aquele país que se chama… céu. Tinha padre, tinha local, tinha noiva, faltava-lhe o padrinho. Convenceu o Nuno Luz em troca de um curso de jornalismo.

 

Tudo corria bem. Era bilionário, bem sucedido com as mulheres e ganhou um autocolante super-raro no bollycao. Até que numa viagem a Londres se cruzou com um indivíduo.

Os pés gelaram-lhe. O coração martelava-lhe o peito. As mãos e os joelhos rebentaram-lhe a escala de Richter e nos seus olhos desaguavam todas as formas líquidas do planeta, desde àgua até ao gin, passando pelo azoto líquido. Em trinta e quatro anos de vida nunca tinha visto tanta trafulhice junta. Era Vale e Azevedo.

Afundou em tristeza. E como diz o ditado “Se não consegues vencê-lo, junta-te a ele, mata-te ou dedica-te a outra coisa.” Miguel dedicou-se a outra coisa, que foi o mesmo que morrer. Missionário em África, doou toda a sua fortuna à caridade e fundou a Liga Protetora dos Aleijadinhos… ‘Tou a brincar. Tentou matar o ex-dirigente, mas como não conseguiu veio para casa e continuou a sua vida normal. A conquistar e a conseguir o que queria através de promessas.

 

Moral da história: Nem toda a gente que pratica o mal, fode-se no fim.

 

Johnny Almeida

Publicado por Universo de Paralelos às 16:36
Link do post | Favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



!>Pesquisar neste blog

 

!>Junho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


!>Arquivos

Em destaque no SAPO Blogs
pub