Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2013

Os chochos não chegam para branquear a incompetência

Viram aquele senhor que fazia gestos? Não, não estou a falar do senhor do gangnam style. Falo do tradutor da cerimónia fúnebre de Nelson Mandela. Apesar da gesticulação de ambos querer dizer exactamente a mesma coisa e a sintaxe de ambos os países ser bastante diferente, não há desculpa para tamanha falta de originalidade.

 

E depois, toda a gente fala mal do senhor Thamsanqa Jantjie. Ah, é maluco e já esteve preso e não sei mais o quê, mas ninguém se lembra que o homenageado da cerimónia também já estivera no mesmo papel anos antes, quando afirmava que pretos e brancos deviam tomar café nos mesmos espaços públicos ou dançar um bocadinho de Zulu Isicathamiya. E depois tudo se concretizou. Quem sabe se daqui a 30 anos a língua gestual não passará a chamar-se língua jantjie?

 

Alguém se lembrou de lhe perguntar se ele percebia o significado das palavras que eram ali ditas? Não me refiro ao significado propriamente dito, mas à demagogia que por ali se ia aclamando, com pesares profundos e tristezas extremamente tristes de pessoas que visitavam a áfrica do sul com intuito de ganhar dinheiro.

 

É uma falta de insensibilidade em relação aos vivos que me entristece, embora se compreenda que o morto estava a fazer melhor figura que o intérprete ou o responsável pela sua escolha. Não poderá ele ter pensado que a estrangeirada que lá andava a tirar fotos não percebia nada de nada acerca da tristeza que aquele povo sentia. Tristeza que arrastava consigo ânimo e vontade de fazer mais do mesmo para não desiludir aquele que agora está morto e não pode ser desiludido?

 

Bem sei que este afirmou estar a sofrer ataques de esquizofrenia enquanto fazia a tradução dos discursos para língua gestual e não acho que seja louco por isso, porque de facto havia sempre alguém à direita dele a falar. Com a agravante de cada um dos convidados ter sotaques estranhos e roupas piores do que a das doce na eurovisão, portanto é normal que estivesse a ouvir vozes.

 

O que é feito da vossa sensibilidade literária? Cada um sente e interpreta os factos à sua maneira, uns ouvem piores do que outros e alguns são mais loucos do que outros. É que nem os chochos…

 

Paulo Jorge Rocha

Publicado por Universo de Paralelos às 23:05
Link do post | Favorito
De golimix a 16 de Dezembro de 2013 às 23:18
Se calhar era melhor ficar pelos gestos do esquizofrénico do que pelas palavaras proferidas, sem sentimento algum, por alguns loucos à séria! O esquizo tem desculpa, e os outros? Qual é a desculpa?

Ahhh... é o dinheiro e tal. Essa é velha...


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



!>Pesquisar neste blog

 

!>Junho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


!>Arquivos

Em destaque no SAPO Blogs
pub