Terça-feira, 6 de Novembro de 2012

Tro(i)ka do Memorando

Nós precisamos urgentemente de pedir a "refundação" de um novo memorando da Troika, mas desta vez pagaremos em géneros e acções muito específicas. Incrivelmente, é pedido às pessoas, excluindo aqueles que morrem à fome e sem dinheiro, que comprem produtos portugueses para reabilitar a economia. "Eles precisam de sobreviver, mas nós não queremos desperdiçar o nosso dinheiro com apoios desnecessários." Porque será que os seus produtos nacionais são mais caros do que os produzidos além-fronteiras?

Voltem, por favor, a amar o tridente ofensivo luso: Deus, Pátria e Família. "Bem precisamos de rezar para que isto se resolva, porque eu, Pedro, assumo que não sei mais do que isto. Já agora, velhinhos com idade superior a 65 anos devem todos falecer." Mais tarde, em 2017, o primeiro da altura poderá ter a extravagância de elevar a fasquia para os 67 anos de vida. Assim, os mais velhos ainda poderão desfrutar de dois anos daquilo a que se chama vida inútil com uma pensão miserável.

Senhores reformados, por favor larguem a sueca (o jogo, claro), abandonemos jardins e dirijam-se à igreja mais próxima. Peçam-lhes que vos paguem os medicamentos e, já agora, rezem um pouco por nós, para que não nos violem mais nem nos exturcam a casa ou qualquer outro bem que possamos ter em nosso poder.

"Senhores dirigentes, deixem, se vos der jeito, de ser tão inúteis e, já agora, dispendiosos." Eles respondem: "ok, só estamos a aguardar por mais e ainda melhores oportunidades para fazer brotar belas negociatas. Dêem-nos." "Não, não." - diz o primeiro. "Vocês precisam é de falecer!" (Se nos seis meses de ditadura da Manuela, ele podia simplesmente limpar-lhes sebo e pronto.)

Em S. Bento já não se trabalha, esperam-se ordens - embora continuem a receber o seu salário equivalente ao do patronato. Dizem ser uma espécie de compensação do Estado por danos morais. Acho que o povo também deveria ter acesso a algo semelhante, devido aos danos sociais que lhes foram provocados no último ano e meio. Gestores? Esses não, que fazem falta. São tecnocratas. é mesmo desses que necessitamos e sem pinta de humanismo, só cálculos, se possível.

Afirmam veemente que é preciso contenção. E eles dão o exemplo. Estão a conter energias para quando a crise lhes cair em cima, de rompante. "Ainda não caiu?" - perguntei. "Não, nessa altura darás conta." - respondeu. "Quando vires os portugueses a baixarem a calça, depois o sleep - ou as ceroulas para aqueles que se lembram do António de Oliveira -, e a tirarem as crostas que ainda cicatrizam no reto já sabes que a ela vem aí." E nem abrem o bico, só outro sítio...

"Quero ainda pedir aos emigrantes ilegais que deixem de trabalhar tanto e espero que, de agora em diante, exijam receber mais do que meio pão recesso." É que nem uma Marina dão para empurrar! "Em sentido contrário, espero que os portugueses emigrem. Não sou invejoso, não me importo que estes façam os outros crescer. Vocês têm demasiada dignidade e fazem demasiadas exigências o meu gosto."

"Já agora, rezem para que a Santa Casa da Misericórdia ajude mais aqueles que vivem na santa casa da miséria." Com os lucros que recebem em jogos da lotaria - a esperança é a última a morrer, ainda há quem tenha dinheiro para dispensar nisto - bem podiam fornecer cuidados a um ou outro desnorteado que por ai vagueie.

Foi esta a sensata conversa que tive com sensato Pedro Passos Coelho.

Em jeito de despedida, achei divertidas as palavras de D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, quando afirmou que "o povo, a governar da rua, resulta na corrosão da harmonia democrática". Acrescentando ainda que "não se resolve nada com manifestações". A mim, parece-me que o cardeal quer é estabilidade para que a Igreja vagueie mais alguns anos por cá e fazer render possíveis negócios em que estejam envolvidos. Bem, se isto é a vontade de Deus...

Paulo Jorge Rocha

Publicado por Universo de Paralelos às 15:26
Link do post | COMENTAR | Favorito (1)
7 comentários:
De golimix a 8 de Novembro de 2012 às 16:16
Esperemos então por um milagre....

Sentados?


De Universo de Paralelos a 9 de Novembro de 2012 às 06:46
Não, não devíamos meu caro. Mas parece que é o que está a acontecer. Reinventar algo com acções que se sabem à priori que não resultarão em algo de bom é quase a mesma coisa...
Fazemos isto e esperamos que alguém tenha piedade de nós...

Gostaria apenas que fosse ao contrário...


De golimix a 9 de Novembro de 2012 às 08:52
Gostaríamos, mas parece que não é desta! E o que isso me irrita!!

Ah! Já agora, sou uma "lady", por isso, não é meu caro ;)


De Universo de Paralelos a 11 de Novembro de 2012 às 21:20
Ok, lady,peço imensa desculpa pelo meu erro...


De golimix a 12 de Novembro de 2012 às 09:14
O engraçado é que este blogue segue o meu e eu este blogue! Não me diga que só agora percebeu isso?


De golimix a 12 de Novembro de 2012 às 09:16
Aliás até dei um "prémio" ao vosso blogue!

http://golimix.blogs.sapo.pt/55153.html

Boa semana para o Universo


De Universo de Paralelos a 13 de Novembro de 2012 às 04:03
Sim, pode-se dizer que sim, só com os comentários deste texto é que me apercebi. Mas agradeço o interesse. Ah, e claro, o prémio.!

Boa semana


Comentar post

!>Pesquisar neste blog

 

!>Junho 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


!>Arquivos

!>Visitas